terça-feira, 16 de março de 2010

Tecnologia

Sony aposta em jogos com tecnologia em 3D para o PlayStation 3

Títulos já lançados para o console rodarão em três dimensões. G1 testou tecnologia na Game Developers Conference.

Desde a Game Developers Conference (GDC) de 2008, a Sony ensaiava levar os games do PlayStation 3 para o mundo em três dimensões. E, se nos anos anteriores a tecnologia parecia muito mais um protótipo, em 2010 ela apresenta ares de que pode ser lançada a qualquer momento.

O motivo para tal afirmação é que, agora, os games rodam diretamente no console e não em uma máquina especial, adaptada para a função. Há também versões completas dos títulos rodando em 3D e não apenas protótipos. Muito além do aspecto visual, as três dimensões ajudam a ter um melhor desempenho nos games. No estande da Sony na GDC, o G1 testou três jogos de PS3 que utilizam a tecnologia.

Os games rodam em 3D estereoscópico, a mesma tecnologia utilizada nos filmes para o cinema, apresentando uma qualidade maior das imagens. Há uma grande sensação de profundidade nas imagens, como se fosse possível esticar a mão para dentro do televisor.

A intenção da Sony é lançar uma atualização no sistema do PlayStation 3, que poderá ser instalada por meio de download, para permitir que alguns dos títulos já lançados se tornem compatíveis com a tecnologia 3D. Entretanto, a empresa não revelou detalhes sobre quando o serviço estará disponível e quais jogos serão compatíveis.

Entre os games apresentados estava o de baseball “MLB 10”, o de tiro espacial “Super stardust HD” e o de corrida “Gran turismo 5”. No título esportivo, era nítida a sensação de distância entre os jogadores. Isso facilita tanto na hora de rebater a bola, com o jogador conseguindo visualizar a distância correta após o lançamento, como para pegar a bola depois da rebatida. Ainda, é possível ver com nitidez que cada jogador possui um altura diferente.


Os games rodam em 3D estereoscópico, a mesma tecnologia utilizada nos filmes para o cinema. (Foto: Gustavo Petró/G1)

No game de corrida, fazer as curvas e ultrapassagens em alta velocidade ficou mais fácil. Com a sensação de profundidade, o jogador sabe exatamente onde começa uma curva para poder frear e guiar o carro com cuidado. A distância entre um carro e outro ajuda a evitar acidentes. Por conta da grande sensação de realidade e imersão proporcionado pelo 3D, o jogador, por vezes, pisa menos no acelerador e tem mais medo de se arriscar do que sem a tecnologia.


Em “Super stardust HD” o objetivo é proteger a órbita de planetas contra asteróides de diversos tamanhos e formas que caem sobre eles. Cada vez que um é destruído, pedaços voam para todos os lados, inclusive para fora da tela. Dependendo do ângulo para onde os tiros são disparados, eles vão para o fundo da cena. Os asteróides grandes parecem flutuar em frente aos olhos do jogador.


Se nos cinemas os filmes em 3D parecem ter sido bem aceitos pelo público, no mundo dos games a situação não é diferente. O mercado de jogos eletrônicos aguarda apenas para ver quem será a primeira fabricante de consoles que entrará no mundo de três dimensões.


REPORTAGEM DO G1


Nenhum comentário: